-
Arquitetos: G+ Architects
- Área: 68 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Quang Tran
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está edificada em um terreno típico de zona urbana com a função principal no térreo e a área habitacional acima. Áreas urbanas com casas frente a frente, como esta, fazem com que a maioria das pessoas tenha medo de abrir sacadas ou janelas, levando à dependência de ar condicionado e luz artificial.
Com este projeto, criamos uma primeira pele feita de tijolos (tijolo refratário - forte, leve, com menos poeira) na parte frontal e posterior e o telhado é um sistema de barras de madeira com células solares. A criação de um volume oco limita a luz solar direta em 70% para o espaço de estar, criando convecção de ar máxima, reduzindo a visão direta da casa para as atividades familiares.
A segunda camada é o espaço intermediário com jardim e varanda em piso claro, e sua camada interna é o sistema de portas de vidro que abre e fecha ativamente pela manhã e à noite, facilitando a ventilação.
A estrutura é usada de forma flexível, criando espaços abertos para vistas da sala de estar, sala de jantar e varanda. O grande espaço entre a casa não só torna o ambiente interno claro e arejado, mas também aumenta a interação e conexão entre os membros da família.
A escada entre e na frente da casa cria flexibilidade para o tráfego (do quarto é possível ir direto para o jardim no terraço, por exemplo) e possibilita vistas dos espaços abertos, gerando uma experiência diária de descoberta para os usuários.